sexta-feira, 20 de abril de 2007

Spawn

Mesmo não estando entre os personagens de quadrinhos mais populares, Spawn já rendeu algumas boas diversões.

Uma bela produção é o desenho animado do soldado do Inferno - apesar de ter um tom meio "sério / sombrio / violento" demais (algumas vezes força a barra), a animação é muito bem feita e as histórias bem amarradinhas. Vale a pena conferir.

O link pro You Tube é pro começo da 3a temporada, e na página tem os outros episódios. Aproveite.

http://www.youtube.com/watch?v=Lco7kjAgZ0A

Breve Histórico - Todd e Spawn
Todd Mc Farlane , criador de Spawn, é um homem de talento, além de muito esperto.

Começou sua estrada no mundo dos quadrinhos como um habilidoso "Carreirista" - copiava os desenhistas de sucesso da época e cumpria prazos, coisa que artista não sabe fazer. A partir daí, desenvolveu o próprio estilo e começou a escalada.

Quando ganhou alguma relevância na Marvel desenhando o Homem-Aranha e gibis do Hulk, começou a fazer suas reivindicações. Escreveu uma história do cabeça de teia (Tormento), quebrou alguns récordes de venda e sentiu que tinha jeito pra coisa.

A partir daí, juntou alguns aventureiros e fundou a Image - editora de quadrinhos que prometia revolucionar o mercado de quadrinhos. Não foi bem assim.

Apesar de um sucesso inicial estrondoso, a Image não cumpriu as expectativas. Muitos heróis não deram em nada, e o principal de todos - Spawn, criado pelo próprio McFarlane, se apequenou. Um dos principais motivos: Todd andava muito ocupado e não tinha tempo para se dedicar ao personagem - que passou a ser levado com a barriga por outros artistas (de talento, mas não lapidados).

Mas a estrela de Todd ainda brilhava. Com o novo papel (homem de negócios), se destacou e abriu várias frentes da Image - fazendo brinquedos, filmes, jogos de vídeo-game e animações.

Curiosamente, a animação é um dos maiores destaques do trabalho de Todd. Foi aí que o estilo sombrio que se pretendia ao personagem foi melhor captado e explorado, nos trazendo uma obra quase-prima e que, curiosamente, recebeu pouco destaque no Brasil.

Aproveite a boa vontade de uma alma caridosa que colocou os episódios no You Tube, e assista ao que já está disponível.

Bom divertimento.

Nenhum comentário: