segunda-feira, 5 de maio de 2014

Álbum de figurinhas da Copa do Mundo

Mais uma Copa do Mundo se aproxima, e essa vai ser no Brasil.

As discussões sobre escalação, quais os favoritos e como será o desempenho dos maiores astros do futebol já estão pegando fogo.

Sujeitos de alta periculosidade
Para engrossar o caldo desse caldeirão temos as discussões políticas: quanto os estádios custaram, pra onde foi a grana que sumiu e o que poderíamos fazer com esse dinheiro. Passeatas e protestos, balas de borracha e prisões.

Apesar de adorar futebol, já decidi que estou pouco interessado nessa Copa do Mundo. Além da roubalheira, os ingressos estão caros demais. Alguns jogos prometem ser piada de mau gosto (como a Inglaterra jogando debaixo do sol de Manaus) e a seleção canarinho surge como uma das favoritas. O Brasil nunca ganha quando é favorito.

Em meio a tudo isso surge o Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo, da Panini. Esse álbum é a redenção da Copa do Mundo. Esse me interessa, e tenho colecionado em todas as Copas - mesmo não conseguindo completar nenhum até hoje.

Abrir pacotinhos na expectativa de vir um craque (ou perna de pau) que ainda não figura no seu panteão de atletas é uma emoção banal das mais refinadas.

Pacote novinho de figurinhas: nham!

O cheirinho de figurinhas novas e o próprio álbum, que vai engordando e ficando surrado conforme a coleção ganha corpo. Achar outros colecionadores e barganhar as trocas. Tudo isso faz parte do bonito ritual do álbum da Copa.

O mais incrível é o alcance que esse álbum parece ter. Confesso que já fiquei meio envergonhado de aparecer na banca, no auge dos meus trinta e poucos anos, pra comprar figurinha. Mas da última vez, cruzei com um cara de cabelos brancos na banca, pescando por colecionadores. Quando me viu comprando as figurinhas sacou seu bolo de repetidas e ficamos entretidos no cuidadoso câmbio de atletas, brasões e estádios.

Hoje acho que o álbum da Copa já é uma tradição quase tão forte quanto o próprio futebol. Da minha parte, não vejo nenhum sinal de que vou enjoar da brincadeira. Vai Brasil!

Nenhum comentário: