domingo, 4 de maio de 2014

O Espetacular Homem Aranha: altos e baixos dos super heróis em diferentes plataformas de mídia

A vida de uma criança nerd é mais mole hoje em dia. Parece que os estúdios e produtores perceberam que as franquias que eles têm na mão valem ouro.

Tenho notado a quantidade de opções que temos para aproveitar personagens e universos favoritos. Ouvia falar muito em sinergia entre diferentes mídias desde o tempo da faculdade (a uns 10 anos). Na época, depois do filme Matrix saiu um jogo para PS2 e a animação Animatrix contando histórias paralelas. Tudo coisa que ia de bom a ótimo.

Aquilo era considerado revolucionário na época pois, ao invés de recontar a história do filme nos jogos e desenhos, as diferentes formas de mídia expandiam aquele universo com competência.



Hoje, isso é cada vez mais comum.

Antes de jogar Batman: Arkham City, li um bom quadrinho que dava o pano de fundo do jogo.

A um tempo atrás li o quadrinho do jogo Last of Us depois de terminar o jogo. Achei uma ótima forma de passar mais tempo e entender mais sobre os personagens daquele mundo pós apocalíptico.

Outro bom exemplo é o Walking Dead. Meu primeiro contato foi através do jogo, que achei primoroso. Depois disso vi umas duas temporadas do seriado (achei que começa muito bem e depois dá uma degringolada). Essa semana li 2 volumes que colecionam os primeiros quadrinhos, e já estou engajado.

Nesse caso, a ordem é assim: o melhor é o quadrinho, depois o jogo (Wolf Among Us). Ainda não consegui engrenar no seriado Once upon a time, que está na Netflix: achei fraco até agora


Star Wars é outro ótimo exemplo. Livros, filmes, série animada e quadrinhos - você acha alguma coisa boa em todas as opções de mídia (apesar de também ter coisa ruim em todas elas).

Nem sempre foi assim. Por muito tempo, parecia existir grande dificuldade em expandir universos para outras mídias. Os exemplos mais evidentes sempre foram os filmes baseados em vídeo-game: Super Mario, Street Fighter e Tomb Raider são, na melhor das hipóteses, medíocres.

Tivemos ainda o filme do Spawn (chato e sem pé nem cabeça), do Justiceiro e do Fantasma. Tudo material da pior qualidade.

Acho que a virada começou nos anos 90, quando surgiu o desenho animado dos X-Men. O desenho capturava bem o espírito dos quadrinhos e fez bastante sucesso. Depois disso vieram os desenhos animados do Homem-Aranha, que também foram bem sucedidos.

Quando esse desenho estreou na Globo, as férias estavam começando e fui passar o mês na fazenda, com pouquíssimo acesso à TV. De vez em quando eu conseguia escapar para assistir um pouco, para desgosto dos meus irmãos e primos

Os primeiros filmes de Super-Herói que realmente me impressionaram foram o X-Men e o Homem Aranha, no final dos anos 90/ começo de 2000. Lembro de ver os dois em êxtase, já que tinha ido assistir sem nenhuma expectativa. Nessa época ainda veio o primeiro filme do Senhor dos Anéis - um espetáculo!

Os filmes do Wolverine já têm uma pegada mais mercenária, mas na minha opinião ainda estão na esfera do aceitável. Assisti recentemente o primeiro Thor e o Capitão América, além do Homem de Ferro 3. Considerei todas boas adaptações.

Diante de tudo isso, recebemos os novos filmes do Homem-Aranha. Não gostei de muita coisa nessa nova versão dos filmes, mas o que me chama a atenção é que ainda são produções bem aceitáveis de filme. Se por um lado o homem-aranha de agora tem menos carisma (e é muito descolado para um nerd perdedor), ainda são filmes interessantes: por mais careta que eu faça durante o setup do filme, a hora que o homem-aranha sai atirando teias pra combater o crime eu volto a ser um menino de 10 anos.



Bons tempos.

Pra finalizar, uma dica: tem uma promoção nesse momento no Comixology de quadrinhos do Homem-Aranha. Minha recomendação é pegar a coleção Amazing Spider Man - BIG TIME. É uma coleção de quadrinhos que segue a história do Aranha com os Vingadores. Achei bem legal, tem aquele espírito brincalhão e piadista do Homem-Aranha.

O preço original era de uns 7 dólares, está por menos de 2 dólares nessa promoção. Bons desenhos, bom texto e um excelente personagem (sou fã do homem-aranha).

- Bom divertimento


Nenhum comentário: