segunda-feira, 12 de maio de 2014

Injustice: gods among us, Mortal Kombat e jogos que para quem não gosta do gênero

Vivo reclamando de jogos que são simplificados, e da ausência de alternativas mais hardcore dos meus gêneros favoritos - principalmente RPG e jogos de estratégia. Gosto de jogos de tiro e ação, mas esses estão bem representados.

Muito bem, a muito tempo eu não ligava para jogos de luta. Joguei muito Street Fighter 2 no Super Nintendo e fliperamas, e um pouco de Tekken no PS2.

SF2 no Super Nintendo: haduken!

No lançamento do Vita, tentando achar um jogo 3A que se encaixasse comigo, a grande surpresa foi Mortal Kombat. Acabei me engajando com a história e, querendo ver o final, fui aprendendo a jogar até me tornar um lutador razoável. Essa semana viciei no Injustice: Gods among us.

Eles conseguiram me ensinar a brincar com jogos de luta mais hardcore, o que acho um grande feito.

E, uma vez que você domina a base do jogo, percebe o quanto é divertido. Aprendendo apenas alguns comandos você passa a observar o equilíbrio e nível de precisão que está por trás desses jogos. Ataques à distância que forçam o oponente a se movimentar, ataques especiais que causam bastante dano e ataques rápidos que 'quebram' a defesa ou um golpe mais elaborado que o adversário esteja preparando.

Gráficos decentes, jogo rápido e fluido: bom port para o Vita


Não sei se, no processo, eles tiveram que simplificar o jogo de alguma forma. Fico curioso pra saber se isso incomoda os jogadores tradicionais de jogos de luta, da mesma forma que me incomodo quando vejo os RPGs virando jogos de ação para atingir um público maior.

De qualquer forma, acho que o trunfo para me engajar nesses dois jogos foi a história (mesmo a história do Mortal Kombat sendo mais simples, ainda foi o bastante para me segurar durante toda a campanha). A história do Injustice, com os heróis da DC, é bem mais interessante.

Gostaria de ver o mesmo processo sendo aplicado a outras franquias que já estiveram nos ringues de jogos de luta. Que tal um jogo de luta com uma trama estrelando os heróis da Marvel, os personagens de Star Wars ou mesmo os personagens da Sony no Sony All-Stars: Battle Royale. Já pensou?

O Super Homem do universo alternativo está à solta e mal intencionado. E agora?

Não tenho idéia do quão caro ou complexo é trazer esse contexto de cutscenes para os jogos de luta, mas sendo uma convenção tão antiga em outros jogos imagino que seja possível de acontecer.

Conclusão
Injustice: Gods among us pode ser achado por um preço razoavelmente barato no PSVita, e oferece várias horas de boa diversão. Mesmo que você não seja um grande fã de jogos de luta, pode ser que se surpreenda.

- Bom divertimento

Nenhum comentário: