terça-feira, 25 de março de 2014

Trapaça

Aqui vai um tema interessante: como a trapaça em jogos pode ajudar a construir jogos melhores.


Para fazer sentido, veja que ele categoriza a trapaça em diferentes níveis - desde tirar proveito de alguma regra do jogo (como o quick scope de Call of Duty), códigos que alteram levemente as regras (código para ter mais vidas no Super Contra) e finalmente os softwares que fazem sua mira ir automaticamente na cabeça do coitado que está do outro lado tentando se divertir.

Quick Scope - tenho raiva disso. Os comentários desse cara são tão bizarros que fica divertido

Achei interessante a referência do criador de Magic, que menciona como os jogos competitivos eventualmente chegam a um ponto em que uma estratégia domina todas as demais. Segunda a lógica dele, usar uma técnica que de alguma forma tira proveito de buracos nas regras para dominar todos os demais seria trapaça. Seria?

Para um jogo como Magic, com novas coleções sendo sempre lançadas, isso cria uma dinâmica interessante. Para jogos sem essa característica, eles geralmente usam o princípio de pedra, tesoura e papel (3 classes onde você sempre terá vantagem sobre um, e desvantagem sobre o outro).

Boa trapaça.

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