É um puzzle game muito simples e altamente viciante.
Mecânica de jogo:
Sua missão é abrir um caminho do ponto A ao ponto B no mapa. Esse caminho está bloqueado pelo que parece areia ou argila, e sobre essas barreiras existem blocos coloridos amontoados.
Arrastando o mouse (ou o palitinho do 3ds) por blocos da mesma cor você elimina os blocos e abre a argila que está embaixo.
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O verde mais vibrante é onde o caminho foi aberto. Essa imagem é do PC, com alta resolução |
É uma premissa super simples, que fica mais interessante conforme o jogo avança e você desbloqueia power ups de acordo com a cor dos blocos que você destrava.
Clima Relaxante
Além de um puzzle game bem interessante, o clima do jogo é bem único. Destaque para o design de som, com barulhos bem orgânicos que parecem contribuir para um clima tranquilo.
Pra mim, os barulhos na hora de destravar os blocos equivalem a estourar plástico bolha - tem alguma coisa ali que me faz continuar voltando. De forma geral, é um jogo bem gostoso.
Sucesso em várias plataformas - 3DS talvez não seja a melhor
Esse jogo está disponível em vários lugares - PC, iPad, 3DS. E dá para encontrar a um preço razoável - no Steam, comprei a um preço promocional ridículo e no 3DS o preço normal é de 6 dólares.
Aliás, vale um update aqui sobre a análise do 3DS: a loja Brasileira não funciona com alguns cartões de crédito. Tinha elogiado bastante a loja, mas acabei tendo que fazer uma conta nos EUA para conseguir comprar os jogos com cartões pré pagos.
Mesmo gostando muito do jogo, é preciso admitir que a versão dele no 3DS talvez não seja a melhor delas. O palitinho permite uma grande agilidade na hora de marcar os blocos, mas o grande problema é a resolução da tela.
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Resolução da tela maltrata os olhos quando se está buscando algum detalhe |
Essa deficiência fica evidente nas fases que você deve achar peças escondidas em um cenário, ou achar as diferenças entre 2 imagens (não se assuste, são só uns puzzles curtos de transição para dar um pouco de variedade ao jogo).
Nesses momentos, as vezes é impossível identificar detalhes na tela do 3DS. O jogo permite dar um zoom nessas imagens apertando L ou R, e isso torna a limitação menos gritante. Mas expõe a limitação do Hardware - me peguei várias vezes clicando a tela às cegas por não conseguir ver bem os detalhes na tela.
Conclusão
Apesar da limitação de resolução do 3DS, 4 elements é um bom jogo em qualquer plataforma. Considero que a portabilidade do 3DS e a agilidade de jogar com o palitinho (stylus) acaba compensando essa fraqueza.
Fora isso é um jogo relaxante, ideal para partidas curtas antes de dormir - apesar de a dificuldade crescer bem nos níveis mais avançados.
Se você gosta de jogos mentais, vai gostar desse. Gosto de compará-lo ao ótimo Puzzle Quest (também tenho esse em PC e PSP), outra preciosidade escondida debaixo de uma camada de simplicidade.
Simples sim, casual não
Só um último comentário: não quero nem pensar em comparações desse jogo com Candy Crush Saga. Aliás, quando fui tentar entender a fixação do Candy Crush só pensava em como ele é fraco quando comparado ao Puzzle Quest e ao 4 Elements.
Enfim, coisas que não entram na minha cabeça. Obviamente estou na minoria nesse caso, Candy Crush é uma franquia milionária. Mas essa é outra discussão.
Bom divertimento.
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