domingo, 23 de março de 2014

Análise - 4 Elements

Essa semana comprei no 3DS o jogo 4 elements, que já tinha jogado bastante no PC.



É um puzzle game muito simples e altamente viciante.

Mecânica de jogo:
Sua missão é abrir um caminho do ponto A ao ponto B no mapa. Esse caminho está bloqueado pelo que parece areia ou argila, e sobre essas barreiras existem blocos coloridos amontoados.

Arrastando o mouse (ou o palitinho do 3ds) por blocos da mesma cor você elimina os blocos e abre a argila que está embaixo.

O verde mais vibrante é onde o caminho foi aberto. Essa imagem é do PC, com alta resolução

É uma premissa super simples, que fica mais interessante conforme o jogo avança e você desbloqueia power ups de acordo com a cor dos blocos que você destrava.

Clima Relaxante
Além de um puzzle game bem interessante, o clima do jogo é bem único. Destaque para o design de som, com barulhos bem orgânicos que parecem contribuir para um clima tranquilo.



Pra mim, os barulhos na hora de destravar os blocos equivalem a estourar plástico bolha - tem alguma coisa ali que me faz continuar voltando. De forma geral, é um jogo bem gostoso.


Sucesso em várias plataformas - 3DS talvez não seja a melhor
Esse jogo está disponível em vários lugares - PC, iPad, 3DS. E dá para encontrar a um preço razoável - no Steam, comprei a um preço promocional ridículo e no 3DS o preço normal é de 6 dólares.

Aliás, vale um update aqui sobre a análise do 3DS: a loja Brasileira não funciona com alguns cartões de crédito. Tinha elogiado bastante a loja, mas acabei tendo que fazer uma conta nos EUA para conseguir comprar os jogos com cartões pré pagos.

Mesmo gostando muito do jogo, é preciso admitir que a versão dele no 3DS talvez não seja a melhor delas. O palitinho permite uma grande agilidade na hora de marcar os blocos, mas o grande problema é a resolução da tela.

Resolução da tela maltrata os olhos quando se está buscando algum detalhe


Essa deficiência fica evidente nas fases que você deve achar peças escondidas em um cenário, ou achar as diferenças entre 2 imagens (não se assuste, são só uns puzzles curtos de transição para dar um pouco de variedade ao jogo).

Nesses momentos, as vezes é impossível identificar detalhes na tela do 3DS. O jogo permite dar um zoom nessas imagens apertando L ou R, e isso torna a limitação menos gritante. Mas expõe a limitação do Hardware - me peguei várias vezes clicando a tela às cegas por não conseguir ver bem os detalhes na tela.

Conclusão
Apesar da limitação de resolução do 3DS, 4 elements é um bom jogo em qualquer plataforma. Considero que a portabilidade do 3DS e a agilidade de jogar com o palitinho (stylus) acaba compensando essa fraqueza.

Fora isso é um jogo relaxante, ideal para partidas curtas antes de dormir - apesar de a dificuldade crescer bem nos níveis mais avançados.

Se você gosta de jogos mentais, vai gostar desse. Gosto de compará-lo ao ótimo Puzzle Quest (também tenho esse em PC e PSP), outra preciosidade escondida debaixo de uma camada de simplicidade.

Simples sim, casual não
Só um último comentário: não quero nem pensar em comparações desse jogo com Candy Crush Saga. Aliás, quando fui tentar entender a fixação do Candy Crush só pensava em como ele é fraco quando comparado ao Puzzle Quest e ao 4 Elements.

Enfim, coisas que não entram na minha cabeça. Obviamente estou na minoria nesse caso, Candy Crush é uma franquia milionária. Mas essa é outra discussão.

Bom divertimento.

Nenhum comentário: