domingo, 27 de abril de 2014

Referência bem nerd: escavação das fitas de ET para Atari

No início dos anos 80, o Atari dominava praticamente sozinho o mercado de consoles. Com isso, a relação com desenvolvedores e programadores da época era quase intrínseca: se você quisesse participar do mercado de consoles, teria que estar no Atari.

O Atari lá de casa era assim, só que mais surrado


Isso atraiu muita gente - ou melhor, todo mundo. Gente boa, e gente bem ruim.

Era uma época sem internet e com poucas fontes de informações sobre jogos. Grande parte das escolhas eram feitas com base no nome do jogo e na arte da capa.

Com uma orientação tão simples, era fácil tapear os consumidores. Naturalmente, surgiram jogos baseados em franquias importantes da época. Porcarias como Super Homem, Homem Aranha e Guerra nas Estrelas eram lançadas no Atari sem nenhum critério de qualidade. As chances de venda, baseado apenas no nome da capa, eram grandes.

Você comprava o jogo vendo isso

Depois de ligar a TV, sintonizar o canal 3 (que mostrava chuvisco verde com chiado), resolver o mau contato do transformador, assoprar a fita e finalmente fazer o jogo funcionar, tinha que se contentar com isso

Tive o desprazer de jogar esses 3 nos anos 80. Os jogos não faziam nenhum sentido e não tinham graça. E muito lixo foi produzido e vendido para o Atari dessa forma.

Com o tempo, o mercado começou a ficar mais atento.

Nessa, surgiu o jogo do ET (o filme que foi um sucesso estrondoso nos cinemas). Também tive a infelicidade de jogar esse na época - a única coisa que evocava o filme era a musiquinha de entrada.

Existem rumores de que o programador do jogo teve apenas semanas para, sozinho, fazer um jogo que a Atari esperava vender muito bem. Não foi assim, o jogo foi um fracasso e a companhia ficou com mais de 700 mil fitas encalhadas nos seus depósitos.

Com isso surgiu o mito de que esses cartuchos foram enterrados em algum lugar do deserto, pois a empreitada não justificariam sequer o seu custo de armazenamento.

Um documentário está sendo feito sobre o tema, e o mito foi confirmado como verdadeiro: as fitas foram recentemente desenterradas em Alamogordo, Novo México.

Bem feito para a Atari. Pena que a lição não nos livrou de continuar recebendo lixo baseado em filmes nos vídeo-games, mas acho que eles estão mais atentos com o nível da porcaria que vão nos empurrar goela abaixo.





Mais fotos e mais detalhes da escavação estão aqui:
http://www.polygon.com/2014/4/27/5658930/atari-et-landfill-found-excavation-dig-new-mexico

Nenhum comentário: