terça-feira, 1 de abril de 2014

Análise do Documentário Cidade Cinza

Essa semana saiu no iTunes o documentário Cidade Cinza. Um belo filme que merece ser visto, especialmente pra quem for de São Paulo.



O tema é o grafite, e o pano de fundo é o caos urbano e arquitetônico da capital Paulista.

Os personagens do filme são grafiteiros já renomados, mas que preservam o lado transgressor do grafite - e essa é provavelmente a parte mais interessante do filme.



Destaque para as entrevistas com os funcionários da prefeitura que andam pelas ruas cobrindo os muros com tinta cinza - um flagrante da simplicidade de quem vai decidir o que fica e o que sai da rua.  É um retrato totalmente autêntico do conflito filosófico entre grafiteiros e a sociedade tradicional mais conservadora. Dá raiva, mas também dá dó.



O único ponto negativo que vi é que, em alguns momentos, os grafiteiros têm aquela postura típica de artistas transgressores - um saudável desprezo pela sociedade tradicional (até aqui tudo bem) que vem junto uma certa pretensão. Mas não foi nada mais do que um incômodo sutil pra mim.



De forma geral os caras são carismáticos, têm o que dizer sobre a cidade e, acima de tudo, são talentosos e interessantes.



O filme é enxuto (1h19m) e bem produzido. Assisti sem saber muito o que esperar e gostei bastante. Recomendado.

Bom divertimento.



Nenhum comentário: