domingo, 20 de abril de 2014

Saga - análise de HQ

Fuçando pela Comixology (aplicativo de quadrinhos, altamente recomendado pra quem curte a nona arte) e tentando achar alguma coisa interessante, vi uma série em promoção que ganhou o prêmio Will Eisner. Nunca tinha ouvido falar, mas decidi tentar.

O nome do quadrinho é Saga. E que beleza de quadrinho!

A primeira coisa que chama a atenção é a arte. Incrível. Depois de um tempo longe dos quadrinhos e perto dos vídeo-games, gostei de ver um trabalho tão caprichado. Várias vezes parei para admirar uma paisagem ou personagem. Algumas cenas parecem aqueles conceitos artísticos usados em novos jogos ou projetos de filmes, de tão bem feitos.



Não são só bem feitos. Os traços e cores são carregados de personalidade, com linhas limpinhas e combinações de cores de cair o queixo.

A história também é muito boa. Se passa num cenário fantástico e espacial ao mesmo tempo, numa combinação bem interessante de criaturas e temas que lembra os bons tempos do quadrinho Heavy Metal (só que bem mais ameno na putaria).

O desenho a seguir pode parecer uma contradição com a promessa de pouca putaria, mas essa cena parece um conto de fadas da Disney se comparado à Druna do Heavy Metal, por exemplo. E acho que mostra o lado inesperado, quase bizarro, de alguns personagens e cenários.



Confesso que o escopo é meio grande logo no começo, com muitos personagens sendo introduzidos o tempo todo. Mas a trama não chega a ser complicada demais em nenhum momento: começa com o nascimento do filho de um casal de espécies diferentes, sendo que as duas espécies estão em guerra. 

Os povos naturalmente não aceitam o acontecido, vêem a criança como uma afronta e iniciam uma caçada. Simples.


O texto está em inglês, não sei se esse quadrinho foi traduzido em algum momento.

Acabou sendo uma boa decisão não trazer o vídeo-game para a páscoa, que foi o que me motivou a experimentar esse quadrinho. Vou até dar uma investigada no que mais esses artistas fizeram.





Saga ainda está em promoção na Comixology enquanto escrevo isso aqui. São 16 quadrinhos a US$ 0,99 cada. Comprei 3 volumes com todos, que tem um preço um pouco menor. 

Se entendi bem, o primeiro quadrinho é de graça pra ver se você gosta antes de desembolsar algo. Se parece algo que te interessa, vale dar uma checada.

- Bom divertimento

Nenhum comentário: