sexta-feira, 4 de abril de 2014

Amazon lança Fire TV

Amazon mostrou essa semana a Fire TV, mais uma caixa para fazer streaming de conteúdo na TV.

Peter Larsen, VP da Amazon, mostra a Fire TV


O que chamou minha atenção foi o controle para games (vendido separadamente). A primeira função da Fire TV é como caixa de mídia (parecido com Apple TV e Google TV), mas o desenvolvimento do controle mostra que ela tem um pouco mais de foco em games (sendo então comparável ao OUYA, também baseado em Android).

É botão que não acaba mais


Já havia muita especulação sobre algum hardware da Amazon focado em games: a imagem do controle já tinha vazado através do site da ANATEL (Brasil sempre estragando a surpresa). Além disso, a Amazon comprou em Fevereiro o estúdio de games Double Helix, que fez o Killer Instinct para Xbox One.

Ela já está a venda nos EUA por 99 dólares - se vier ao Brasil, suponho que deva chegar por 400 reais (mesmo preço da Apple TV, que também custa 99 dólares lá fora).

Como qualquer gamer, já tenho um milhão de aparelhos que associam mídia como Netflix e games: Xbox One, PS4, PS3, Apple TV - fora Tablets e Portáteis. Vale esperar pra ver se sai coisa boa o bastante para justificar a compra de mais um desses. Será que a Double Helix tem pedigree para cumprir essa missão?

Fazer um jogo tão bom que torne a Fire TV 'obrigatória' pra games não é fácil - especialmente considerando que os jogos devem custar na faixa de 2 dólares (preço de jogos casuais de celular).

Se reduzirmos a concorrência apenas às caixas de mídia (Apple TV e Google TV), o controle me deixaria tentado a escolher a Fire TV. Fora isso, por ser uma caixa mais recente, a Fire TV tem mais potência gráfica do que os demais - inclusive Ouya.

Vita TV e agora Fire TV são duas caixas conceitualmente muito parecidas com o Ouya, que chamou a atenção pela fortuna que levantou no Kickstarter. Será que eles vão ter bala pra brigar com tanta gente forte?


A presidente do Ouya, preocupada, já saiu em defesa do seu brinquedo - alegando que o Ouya é pensado para jogos primeiro, e para Amazon os jogos são secundários, um bônus, algo a mais.

Antes de mais nada, o negócio é esperar pra ver se a Fire TV vai ser lançada na terra verdejante onde canta o Sabiá.

- Bom divertimento

Nenhum comentário: